Procura um produto, uma marca...

FAQ

FPS significa Fator de Proteção Solar, e é geralmente comunicado por números na embalagem dos produtos de proteção solar. O número representa quanto tempo a tua pele pode ser exposta aos raios solares antes de arder. Mas o FPS apenas diz respeito aos raios UVB, que são responsáveis pelas queimaduras solares.

O número do FPS mede a capacidade de um protetor solar filtrar os raios UVB. Quanto maior for o número, mais forte é a proteção. Quanto tempo podes ser exposto a estes raios depende de vários fatores: o fototipo da tua pele, a força dos raios UV... Certifica-te de ler as instruções que são específicas para cada produto, e verifica sempre a data de expiração antes de utilizares.

UVA e UVB são os dois tipos de raios solares. A maioria dos raios são UVA. Eles penetram profundamente na tua pele e são responsáveis por causar sinais de envelhecimento precoce, manchas escuras e cancro de pele. Os raios UVB constituem apenas 25% dos raios. Permanecem na superfície da pele e ativam os melanócitos. Estas células produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele e a torna bronzeada. Os UVBs são também os que causam queimaduras solares.

"Largo espetro" significa que um protetor solar pode filtrar tanto os raios UVA como UVB. Isto é essencial quando se quer evitar sinais de envelhecimento precoce, queimaduras solares e quaisquer outros efeitos negativos do sol, incluindo o cancro de pele.

Um filtro químico é um ingrediente do protetor solar feito de moléculas orgânicas. Absorvem os raios UV em vez da tua pele. Os laboratórios são obrigados a escolher de uma lista de filtros que são autorizados pelos oficiais de saúde. Se a tua pele for sensível, ou se tiver reações alérgicas, os filtros minerais são geralmente uma melhor opção.

Um filtro mineral (também chamado filtro físico ou inorgânico) é composto por diferentes micropartículas de minerais (muitas vezes óxido de zinco ou dióxido de titânio) que difundem a luz e refletem os raios UV. Estes atuam como uma barreira na tua pele. São menos alergénicos e são eficazes assim que são aplicados. Amigo do ambiente, podes frequentemente encontrar filtros minerais em produtos solares orgânicos (que são normalmente livres de parabenos e conservantes).

DICAS

- Aplicar um creme solar ou qualquer outra forma de FPS todos os dias, mesmo que o sol não seja visível.

- Aplicar o teu FPS diário de manhã ou antes de qualquer exposição prolongada ao sol.

- No Verão, reaplicar o teu FPS pelo menos de 2 em 2 horas, e mais frequentemente se estiveres a suar ou depois de ires dar um mergulho.

- Verificar a data de validade dos teus produtos FPS, e o prazo de duração de cada produto como nos teus produtos de beleza.

- Os raios UVA podem danificar a tua pele mesmo através do vidro. Portanto, não hesites em aplicar protetor solar.

- Lava bem o teu rosto à noite para te livrares de qualquer resíduo do teu FPS que possa obstruir os teus poros.

- Favorece texturas mais leves, como gel ou spray, se tiveres pele oleosa. Procura uma textura mais rica, como uma loção ou creme, se tiveres a pele seca. Os óleos são bons para todos os tipos de pele. O mais importante é escolheres um protetor solar que gostes de aplicar, por isso vais querer usá-lo a toda a hora.

- Quanto mais leve for o teu tom de pele, mais elevado deverá ser o teu FPS. Mas a pele escura também precisa de proteção! Embora seja verdade que a pele do fototipo VI tem uma proteção mais natural devido a uma alta concentração de melanina, este tipo de pele não é imune a queimaduras solares. Além disso, a exposição solar pode causar manchas de idade na pele escura. Um produto com FPS 10-20 é uma grande proteção para tons de pele mais escuros.

- Compreender os fototipos de pele: o fototipo I compreende pele muito clara, o fototipo II compreende pele clara, o fototipo III compreende tons de pele médios, o fototipo IV compreende pele castanha clara, o fototipo V compreende pele castanha escura, e o fototipo VI compreende pele castanha muito escura e pele preta.

- O protetor solar feito de filtros químicos deve ser aplicado 15-30 minutos antes da exposição. O ideal é que se aplique primeiro uma vez enquanto se está em casa, antes de sair. Depois disso, deves voltar a reaplicar regularmente.