APPmazing Week: Só na APP 📱 Korean Box 5 minis >79€! Código: APPBOX
Certamente já ouviste falar do famoso retinol, e não é por acaso, os seus resultados são incríveis quando utilizado de forma constante e adequada. Este ativo cosmético, considerado um dos principais referenciais nos cuidados anti-idade, estimula a produção natural de colágeno e ácido hialurónico, o que ajuda a melhorar a firmeza, reduzir a aparência dos poros, suavizar as linhas de expressão e atenuar manchas, revelando uma pele visivelmente mais uniforme, luminosa e rejuvenescida.
Este ativo cosmético faz parte da família dos retinóides, compostos derivados da vitamina A. É uma molécula que ajuda a garantir a manutenção da barreira protetora da pele. O seu baixo peso molecular permite que penetre na pele e atue de forma muito mais eficaz, tanto à superfície como em profundidade. É recomendado para peles com sinais de idade, propensas a acne e com manchas.
Não há nenhuma diferença entre o retinol e o retinol puro. Embora algumas pessoas os mencionem como se fossem distintos, na realidade ambos os termos significam o mesmo e atuam da mesma forma na pele, melhorando a elasticidade e firmeza, minimizando as rugas e aumentando a produção de colagénio.
O retinol desempenha um papel fundamental na pele e é especialmente recomendado para ajudar a reverter os sinais da idade. Oferece uma ampla variedade de benefícios:
● Melhora a textura e o tom da pele: ajuda a suavizar a sua superfície e dá um aspeto mais uniforme e luminoso.
● Combate os sinais de envelhecimento: estimula a produção de colagénio e elastina, ajudando a reduzir as rugas e as linhas de expressão.
● Controla o acne: favorece a desobstrução dos poros e regula a produção de sebo, tornando-se no aliado perfeito para peles com tendência acneica.
● Estimula a renovação celular: promove a eliminação das células mortas à superfície da pele, revelando uma tez mais fresca, luminosa e uniforme.
● Atenua as manchas: atua sobre as manchas causadas pela acumulação excessiva de melanina.
● Hidratação profunda: tem a capacidade de esfoliar, revitalizar a pele e a manter a hidratação.
Agora que já sabes o que é o retinol e quais são os seus benefícios, é altura de aprender como podes incorporá-lo na tua rotina de cuidados de pele. A seguir, explicamos passo a passo como o fazer de forma eficaz.
Se é a tua primeira vez a usar retinol, o recomendável é que comeces com concentrações baixas (entre 0,01 % e 0,03 %) e apliques em dias alternados para evitar possíveis irritações.
Uma vez que a tua pele tenha se acostumado ao produto, ou seja, após o processo de retinização, podes aumentar gradualmente a frequência de utilização, sempre deixando pelo menos dois dias de descanso entre cada utilização. O retinol deve ser sempre utilizado à noite.
1.º passo - Limpeza da pele: antes de aplicar o retinol, limpa o rosto para eliminar todas as impurezas, como a sujidade, o excesso de gordura e os restos de maquilhagem.
2.º passo - Aplicação do produto: depois de limpar a pele, aplica um creme ou um sérum com retinol, conforme a tua preferência. Utiliza-o nas zonas indicadas na embalagem, como o contorno de olhos, o rosto ou o pescoço.
3.º passo - Proteção solar: no dia seguinte a aplicares o retinol, é fundamental que utilizes um protetor solar para proteger a pele, pois este ativo torna-a mais sensível. Assim, evitarás o aparecimento de manchas e os efeitos do envelhecimento precoce.
Se fores constante e seguires uma rotina adequada de cuidados de pele, começarás a notar os benefícios ao longo do tempo. Após um mês de utilização, costuma-se notar melhorias na textura e aparência da pele, enquanto a redução das rugas e linhas de expressão pode levar alguns meses.
Tens dúvidas sobre quais ingredientes podes usar com o retinol? Não te preocupes, explicamos-te quais são os principais ativos que podes ou não combinar com este produto.
Podes utilizar ambos os produtos em conjunto na tua skincare. A niacinamida, quando usada junto com o retinol, ajuda a acalmar a pele e a minimizar a vermelhidão e a irritação que este pode causar.
Ambos ingredientes são muito potentes, pelo que não se recomenda usá-los juntos devido aos seus diferentes níveis de pH. O ideal é aplicar a vitamina C de manhã para aproveitar a sua ação antioxidante e o retinol à noite, altura em que a pele se regenera de forma mais ativa.
O ácido hialurónico é um hidratante que ajuda a manter a hidratação da pele, compensando a secura e a irritação que o retinol pode causar frequentemente. Ambos podem ser utilizados juntos, mas deves aplicar primeiro o ácido hialurónico e só depois o retinol.
O ácido glicólico (e, em geral, os ácidos esfoliantes) aumenta a sensibilidade da pele, pelo que não se recomenda utilizá-lo ao mesmo tempo que o retinol. Isto é especialmente importante se for a tua primeira vez a usar estes ativos ou se a tua pele for seca ou sensível.